top of page

Diferenças entre escola internacional e bilíngue

O conceito de escola internacional refere-se a uma instituição educacional que segue currículos e padrões de ensino com reconhecimento global, geralmente voltados para atender a comunidades multiculturais e preparar os alunos para um mundo globalizado.

A imersão e alfabetização na língua inglesa, é a principal característica que diferencia escolas bilíngues de escolas internacionais.

A alfabetização ocorre primeiro no idioma estrangeiro (inglês) e, em seguida, o idioma nacional é introduzido. O objetivo é imergir o aluno no idioma global prioritário desde os primeiros anos de formação, enquanto na imersão bilíngue o foco é o português.



Diversos estudos comprovam que a alfabetização inicial em inglês ou a educação bilíngue não prejudicam o desenvolvimento cognitivo ou linguístico das crianças. Pelo contrário, essas abordagens podem oferecer benefícios significativos. Por exemplo, uma revisão integrativa de literatura publicada na Revista CEFAC analisou a influência do bilinguismo no desenvolvimento da consciência fonológica. Os resultados indicaram que crianças bilíngues frequentemente apresentam melhor desempenho em habilidades de consciência fonológica, o que está associado a um desenvolvimento mais eficaz da leitura.


A MIS é uma escola internacional na educação infantil e Internacional bilíngue no fundamental.


O conceito de escola internacional bilíngue refere-se a uma instituição de ensino que oferece uma educação voltada para padrões internacionais e utiliza dois idiomas como base para o processo de ensino-aprendizagem. Essas escolas combinam currículos que atendem tanto às diretrizes educacionais locais quanto a padrões globais, frequentemente alinhados com sistemas de educação de outros países, como o americano usado na MIS.

Já nas escolas bilíngues em que se possui carga de inglês de mais de 35% no ensino fundamental, normalmente o foco das aulas no idioma ficam restritos a linguagem, diferente do currículo internacional, que instrui as aulas e utiliza conteúdos e materiais internacionais em diferentes matérias, como Language Arts, Math e Sciences.


Benefícios da educação internacional:


  • Perspectiva global: O foco está no desenvolvimento de competências globais, como multiculturalismo, compreensão internacional, e habilidades que permitam aos alunos se destacarem em ambientes internacionais.

  • Preparação para diplomas múltiplos: Muitas escolas internacionais bilíngues oferecem a possibilidade de obtenção de diplomas reconhecidos tanto no país de origem quanto no exterior, como o Dual Diploma.

  • Comunidade multicultural: Essas escolas geralmente têm alunos e professores de diferentes nacionalidades, promovendo a troca cultural e a inclusão de diferentes perspectivas no aprendizado.

  • Metodologias ativas e inovadoras: O aprendizado é orientado por metodologias modernas que enfatizam o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade, alinhadas com padrões educacionais internacionais.

  • Objetivo de preparo dos alunos para atuar em um mundo globalizado, promovendo a proficiência em duas línguas, a integração de culturas e uma educação de qualidade com reconhecimento internacional.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page