top of page

Ensino Fundamental I
Elementery 
Intermediary Years - Do 1° ao 5° ano

_MG_2601.jpg

Em uma sociedade que evolui a uma velocidade cada vez maior, é essencial que os adultos do futuro possuam habilidades e conhecimentos para enfrentar cenários disruptivos de inovação tecnológica e criatividade. Para atingir esse objetivo, a aprendizagem ativa, multidisciplinar e abrangente se apresenta como a chave para garantir o sucesso das gerações futuras.

​

O currículo da MIS - Montessori International School é fundamentado nos objetivos da metodologia Montessori, que estão acima de qualquer ensino regular. Essa ambição pedagógica é alcançada através da preparação do ambiente e dos materiais, de modo a proporcionar aos alunos condições para superar as expectativas, sem receio de exceder possibilidades cognitivas e dinamizar o ensino diariamente.

​

Os alunos do elementary – Fundamental I, seguem os currículos formais de dois países, Estados Unidos e Brasil. São oferecidas disciplinas de Science, Math e English Language Arts do currículo oficial americano, que é integralmente baseado no Core Curriculum, o qual proporciona um projeto pedagógico focado no desenvolvimento de habilidades e competências. Os alunos são matriculados na Flórida/USA e todo projeto é ligado com o método Montessoriano promovido pela Monica’s International School. Além do currículo brasileiro, onde os alunos tem as matérias de Língua Portuguesa, História e Geografia.

​

Nossa estrutura única de ensino foi desenvolvida por profissionais com décadas de experiência no ensino Montessori e abrange todas as áreas e exigências que o método demanda para o ensino individualizado de cada criança.  O ano letivo em nossa instituição tem metas estabelecidas em coerência com o conteúdo proposto em todas as áreas de conhecimento, durante os quais oferecemos aos alunos estratégias individualizadas para avançar na apreensão do conhecimento.

A sólida base pedagógica da MIS é fundamentada no currículo montessoriano, detalhado em mais de 3.000 páginas que abrangem materiais e objetivos do método para o ensino fundamental. Essa base é embasada em documentos internacionais e nacionais, como o material da ABEM (Associação Brasileira de Educação Montessori) e OMB (Organização Montessori do Brasil). Além disso, incorporamos materiais da WorldEd, em consonância com o Common Core Curriculum americano, bem como livros de Língua Portuguesa e Matemática da editora SM, formando um conjunto diversificado de estratégias e conteúdos que buscam alcançar os objetivos pedagógicos da instituição.

Diferente do ensino tradicional, na MIS, os alunos não estão presos a uma grade horária rígida com aulas e horários específicos, mas têm acesso a conteúdos integrados, permitindo que trilhem seu próprio caminho de descobertas e aquisição de conhecimento. Essa flexibilidade possibilita que os alunos avancem além do conteúdo previsto ou retornem com mais tranquilidade para compreender conceitos e conteúdos de forma plena, o que é fundamental para uma educação e metodologia ativa.

 

Não se pode cair na falsa impressão de que as aulas sejam mais soltas ou tranquilas. No cotidiano escolar, os estudantes, em seus respectivos ciclos de trabalho, completam tarefas e assimilam conteúdos muito além da média comum das escolas tradicionais. Isso possibilita, por exemplo, que crianças de cinco anos sejam apresentadas aos conceitos concretos de multiplicação e divisão ainda na educação infantil. Em contraste, na maioria das escolas brasileiras, esses tópicos só costumam ser abordados no 3º ano do ensino fundamental.

Outro fator crucial para o êxito dessa metodologia é a equipe pedagógica. Um ensino tão personalizado, demanda profissionais com qualificações apropriadas e disponibilidade de tempo. Essa exigência justifica a limitação de turmas com, no máximo, 18 alunos nos anos iniciais do ensino fundamental.

​

No método Montessori o aprendizado ocorre de forma natural e com sucessão de conquistas de independência. Entre o nascimento e os seis anos, a busca é pela independência física e no intervalo entre os seis e doze anos, a independência intelectual. A criança passa a recorrer ao raciocínio para planejar, pesquisar, inquirir, duvidar.

WorldEd School

com a WorldEd School, escola regular americana da Flórida que possui o maior selo de acreditação internacional em educação americana, o selo Cognia.  Através da parceria, nossos alunos terão a possiblidade de cursar duas educações formais oficiais, a brasileira e a americana, o que lhes conferirá ao final do ensino médio dois diplomas, o brasileiro e americano. Ou seja, uma dupla titulação.

A dupla titulação é atualmente a formação mais inovadora na educação internacional, seu objetivo é desenvolver não somente o aprendizado, bem como as soft skills na composição de um cidadão global, garantindo-lhe uma mobilidade acadêmica, pessoal e profissional desde os primeiros anos do ensino fundamental.

É importante frisar que o ensino da Monica´s International School já é de imersão na língua inglesa, desde 1989, aplicando conteúdos embasados na cultura e pedagogia americana. A parceria com a WordEd School se apresenta como um complemento de todo conteúdo e filosofia atual da instituição, mantendo todo planejamento já aplicado em 2022 como base principal de nossos objetivos para o elemetary.

​

worldedschool.png
5361a87927347fc9303e2a388931fc87.jpg

Nova grade curricular - Currículo Brasileiro-Americano

A partir de 2022 o aluno do elementary – 1º ano do fundamental I e anos seguintes, passará a cursar os currículos formais de dois países, Estados Unidos e Brasil.  Sendo assim, ao nosso aluno serão oferecidas as disciplinas de Science, Math e English Language Arts do currículo oficial americano, que é integralmente baseado no Core Curriculum, o qual proporciona um projeto pedagógico focado no desenvolvimento de habilidades e competências, estando, portanto, diretamente ligado com o projeto Montessoriano promovido pela Monica’s International School. Além do currículo brasileiro que é embasado na plataforma CLoe, promoverá aos alunos as matérias de Língua Portuguesa, História e Geografia 

Importante destacar que os alunos da Monica’s International School obterão dois históricos escolares, um emitido pelo Brasil e outro pelos USA, já a partir do First Grade.

Por fim, a gestão acadêmica será realizada pelo Corpo Docente e Coordenação Pedagógica da Monica's International School que continuará desenvolvendo com a excelência necessária o programa educacional Montessoriano da instituição, e  também, contará com o apoio da gestão pedagógica paralela da WorldEd School, que através de  uma supervisão presencial e virtual sedimentará a implantação do duplo americano conforme as determinações e especificações da legislação educacional do Estado da Florida . 

Estamos certos de que esta parceria promoverá um horizonte de novas possibilidades aos nossos alunos, os quais fazem parte de um projeto pedagógico de excelência que segue rigorosamente as determinações acadêmicas da BNCC.

​

​

Desenvolvimento nos anos iniciais do ensino fundamental

O desenvolvimento psicopedagógico e neurocientífico no processo de aprendizagem de crianças entre 6 e 9 anos é uma área de estudo que tem ganhado cada vez mais atenção. Durante essa fase da infância, a criança passa pela transição do concreto ao abstrato, ao mesmo tempo, os interesses mais complexos são despertados e as relações sociais aumentam, assim como as abordagens morais.

Neste período ocorrem mudanças significativas no cérebro, que afetam diretamente a maneira como as crianças aprendem e se relacionam com o mundo ao seu redor. A pedagogia Montessori é uma abordagem educacional que considera esses aspectos do desenvolvimento infantil em sua metodologia.

Nessa faixa etária, o cérebro das crianças passa por uma série de transformações, incluindo a mielinização dos neurônios, que melhora a condução dos impulsos nervosos e, consequentemente, a velocidade e eficiência do processamento cognitivo.

Além disso, a plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade do cérebro de se adaptar e reorganizar, é particularmente elevada nessa fase, facilitando a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.

De acordo com a especialista Lise Elliot, catedrática de neurociência na Chicago Medical School, nos Estados Unidos da América, “todos os aperfeiçoamentos essenciais nas ligações cerebrais podem ser influenciados pela experiência infantil. Mas, quando uma região cerebral concreta ultrapassou a fase do aperfeiçoamento, o seu período sensível acabou e a oportunidade de voltar a fazer ligações é muito limitada”, alerta.

A pedagogia Montessori aborda o desenvolvimento psicopedagógico e neurocientífico das crianças de 6 a 9 anos e posteriormente de 9 a 12, proporcionando um ambiente de aprendizado que estimula a autonomia, a criatividade e a exploração. Essa abordagem é baseada no entendimento de que as crianças possuem um potencial inato para aprender e que, quando colocadas em um ambiente enriquecedor e desafiador, são capazes de desenvolver habilidades e conhecimentos de forma natural e prazerosa.

O método Montessori enfatiza a importância da interação com materiais concretos, que permitem às crianças compreender conceitos abstratos por meio de experiências sensoriais e motoras. Além disso, a pedagogia incentiva a aprendizagem por meio da observação, experimentação e resolução de problemas, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de autoavaliação.

Nosso maior objetivo como instituição de ensino é promover o ambiente e os desafios propostos aos alunos de forma a atender todas as características esperadas da metodologia mais dinâmica e moderna da atualidade, com visão de construir um adulto apto a aceitar os desafios de uma nova era.

_MG_2980.jpg

WorldEd School, a regular American school in Florida with the Cogna stamp.  Through this partnership, students are going to have the possibility of getting two official educations, an American one in addition to the Brazilian. At the end of the program, students will be granted a Brazilian and American high school diploma. In other words, they will receive a dual diploma.

The dual diploma is currently the most innovative training in international education, its objective is not only to develop learning, but also soft skills when shaping the global citizen, guaranteeing academic, personal and professional mobility from the first years of elementary education.

It is important to emphasize that teaching at Monica's International School has been English language immersion since 1989, applying content based on American culture and pedagogy. The partnership with WordEd School is a complement to all the current institutional content and philosophy, keeping the planning applied in 2022 as the main basis of our objectives for Elementary.

​

New curriculum - Brazilian-American Curriculum

As of 2022, Elementary students – 1st year of elementary school and beyond, will be enrolled in the formal curriculum of two countries, the United States and Brazil. Therefore, our students will be offered Science, Math and English Language Arts subjects from the official American curriculum, which is entirely based on the Core Curriculum providing a pedagogical project focused on the development of skills and competencies, therefore, directly connected with the Montessori project promoted by Monica's International School in addition to the Brazilian curriculum that is based on the CLoe platform, which will promote Portuguese Language, History and Geography subjects to students.

It is important to note that Monica’s International School students will obtain two transcripts, one issued by Brazil and the other by the USA, starting from First Grade.

Finally, academic management will be carried out by faculty and pedagogical coordination at Monica’s International School, which will continue developing our institution’s Montessori educational program and at the same time, supported by WorldEd School’s pedagogical management. Through onsite and virtual supervision, we’re going to implement the American curriculum according to the determination and specifications of the State of Florida’s educational legislation

We are certain that this partnership is going to expand the horizons to new possibilities for our students, which are part of a pedagogical project of excellence that rigorously follows BNCC academic determinations. 

bottom of page