Veja os famosos que estudaram com o método Montessori.
Cheguei no país com seis anos e imediatamente fui para uma escola Montessori. […] Eu realmente acho que me beneficiei da educação Montessori, que de algumas maneiras dá aos alunos muito mais liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e para descobrir. Interessante que meu parceiro Larry Page também tenha ido a um jardim de infância e pré-escola Montessori; é algo que temos em comum. Eu acho mesmo que algum crédito da vontade de ir atrás de seus interesses… você pode ligar isso àquela educação Montessori.
Sergey Brin, Co-Fundador do Google
Grandes personalidades que marcaram a história escolheram o Método Montessori e assim, enxergaram o mundo sob um olhar diferente para viver novas experiências, com uma forma única de expressar sua liberdade e criatividade.
Acompanhe a seguir quem foram os famosos que já frequentaram uma escola montessoriana.
Larry Page e Sergey Brin
Larry Page e Sergey Brin foram os responsáveis pela criação do mecanismo de busca online mais conhecido do mundo: o Google. Eles conferem parte do seu sucesso profissional ao método montessoriano e à independência proporcionada por ele.
Mark Zuckerberg
O Fundador do Facebook, maior rede social do planeta e atual proprietário do Instagram e Whatsapp estudou em escola Montessori.
Bill Gates
Fundador da Microsoft e um dos homens mais solidários do mundo.
Anne Frank
Anne Frank tornou-se conhecida mundialmente por escrever um diário durante a Segunda Guerra Mundial, período em que ela e sua família, que era judia, foram perseguidos por nazistas. Até 1944 viveram em Amsterdã, quando soldados alemães descobriram o esconderijo o seu esconderijo.
Anne, descrita como curiosa e divertida, teve contato com o Método Montessori durante a infância e na adolescência demonstrou grande interesse pela escrita e jornalismo.
Alan Rickman
Alan foi um ator britânico que ficou conhecido mundialmente por interpretar o papel do professor Severus Snape, na saga Harry Potter. A atuação marcante conferiu a ele prêmios, como o BAFTA.
Quando criança, frequentou uma escola montessoriana na cidade de Londres.
Julia Child
Julia McWilliams, popularmente conhecida como Julia Child, foi uma escritora de livros de culinária e apresentadora de TV. Sua vida ganhou um filme em 2009, chamado Julie & Julia e estrelado por Meryl Streep.
Gabriel García Marquez
Escritor, jornalista e editor, Gabriel Garcia Marquez foi um dos mais importantes romancistas do século passado, escrevendo clássicos como Cem anos de solidão e O amor nos tempos do cólera. Em sua infância estudou em uma escola montessoriana, na Colômbia, e relatou diversas vezes como o método de educação contribuiu para a sua alfabetização.
Príncipes William, Harry e George
O Método Montessori também foi escolhido por membros da Família Real Britânica: antes de se casar, Lady Diana trabalhou em uma escola montessoriana e escolheu para os filhos William e Harry essa fantástica metodologia de educação, que agora será passada também para George, filho de William.
Jeff Bezos
Jeff Bezos, o fundador da Amazon, estudou em uma escola montessoriana até a terceira série. Hoje é o dono de uma das maiores lojas de e-commerce do mundo e possui um patrimônio avaliado em cerca de 90 bilhões de dólares.
Jimmy Wales
Um dos responsáveis pelo projeto Wikipédia, Jimmy Wales estudou em uma escola com influência montessoriana e sempre gostou muito de ler, principalmente enciclopédias impressas durante a infância.
A Wikipédia é hoje conhecida mundialmente como uma das mais bem-sucedidas plataformas de informação colaborativa.
Will Wright
Will Wright é o designer de jogos responsável por The Sims, SimCity e Spore, que segundo ele foram inspirados em ideias de Maria Montessori. Nos jogos não existe uma trajetória definida e cada jogador possui autonomia para fazer as suas escolhas dentro da narrativa.
George Clooney
Renomado produtor, diretor e ator, George Clooney deixou sua marca em Hollywood e fez a pré-escola em um colégio montessoriano. É hoje o único artista nominado ao Oscar em seis diferentes categorias.
Beyoncé
Uma das mais famosas cantoras da atualidade, Beyonce estudou uma escola montessoriana que reconhecia a música como instrumento de aprendizado. Hoje podemos ver onde ela chegou: é um dos maiores fenômenos mundiais e uma das artistas mais premiadas da história.
Para mais nomes, você pode consultar lista no site do American Montessori Institute (em inglês). Inclusive neste site você fica sabendo de outros nomes ligados a Montessori, como o do inventor Alexander Graham Bell (ele e sua esposa fundaram a Montessori Education Association em 1913) e Thomas Edison. De acordo com o Thomas Edison National Historic Park, Thomas Edison disse: “Eu aprecio o Método Montessori. Ele ensina através de jogos. Torna a aprendizagem um prazer. Segue os instintos naturais do ser humano. Ao contrário do sistema atual, tradicional, que congela o cérebro. Que não encoraja pensamento criativo ou raciocínio.”